quarta-feira, 20 de novembro de 2013




A imagem acima é o resultado da viagem de estudo, que os alunos do 6º Periodo de História da Funcab fizeram em 2013.

A viagem faz parte do projeto “ História Viva do ES” da professora Gislaine, que propôs um passeio aos alunos por alguns monumentos histórico do estado capixaba.

Dentre os locais visitado, destacamos o  Palácio Anchieta


 

 

Até 1759, o Palácio Anchieta abrigava o Colégio de São Tiago, conjunto que começou a ser erguido em 1570, a partir da construção de uma nova sede para a Igreja de mesmo nome, que havia incendiado.
A primeira ala do colégio foi concluída 1587, pelo Padre José de Anchieta, que morreu dez anos mais tarde sendo enterrado junto ao altar-mor da Igreja de São Tiago.
A segunda ala do colégio só foi construída 120 anos depois, de frente para a Baía de Vitória, e é parte do quadrilátero que acabou de ser erguido em 1747 e existe até hoje.
Em 1798, recuperado de um incêndio ocorrido dois anos antes, o prédio é denominado Palácio do Governo.
No ano de 1945, no aniversário da morte do padre José de Anchieta, o então governador, Jones dos Santos Neves, publica decreto nomeando a sede do Governo Estadual como Palácio Anchieta – que guarda o túmulo simbólico do padre desde 1922.
Enfrentando três grandes incêndios e várias reconstruções ao longo de sua história, o edifício é Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983 e em 2004 a primeira obra de restauro é iniciada.
Dois anos depois, com a primeira etapa finalizada, o Palácio Anchieta passa a abrigar apenas os setores ligados ao Gabinete do Governador.
A restauração completa do Palácio Anchieta foi concluída em 2009, quando o Governo do Estado entregou à população mais do que um patrimônio, uma parte importante de sua história e de sua identidade. Uma das mais antigas sedes de Governo do País, o Palácio está aberto à visitação pública.


No link abaixo você terá terá acesso ao site do Palácio Anchieta e poderá baixar um livro sobre sua história.

 
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 
Atividades Proposta
 
Assim como várias outras a construções, o Palácio Anchieta é creditada aos jesuítas. A Companhia de Jesus, em terras brasileiras, em 1549, sob o comando do Padre Manuel da Nóbrega com o objetivo difundir sua ação missionária - a cristianização dos nativos -, apresentaram-se em solo “capixaba” por volta de 1551 com o Padre Afonso Brás, relatando suas impressão : “...Esta, onde ao presente estou, é a melhor e mais fértil...” (Leite, vol.I, 1945).
- Pontue quais foram as contribuições jesuíticas para o Espirito Santo.

Um comentário:

  1. Assim como em várias regiões do Brasil, a influência dos Jesuítas e, da Igreja Católica, de forma geral, é bem grande aqui. Quem estuda a história sabe que a Igreja teve/tem lá seus erros mas não podemos ignorar que construções como o Palácio Anchieta carregam em si uma história e isso não pode ser destruído. Historiadores, arquitetos, demais profissionais e admiradores/curiosos e os futuros cidadãos do ES não podem ser privados desse conhecimento. Ver fotos (mesmo que seja usando a maior tecnologia do mundo) não é como adentrar um ambiente, sentir sua energia e mergulhar na história.
    Att.
    Prof. Marina

    ResponderExcluir